Programa Local Inscrição Contactos

Organização:
Instituto Politécnico de Tomar


    Convento de Cristo
ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CISTER

 

APRESENTAÇÃO

 

     Neste ano de dois mil e doze cumprem-se setecentos anos da extinção da Ordem do Templo. Não chegou a ter duzentos anos de vida aquela que foi a primeira ordem religiosa militar da Cristandade, fundada em Jerusalém no início do século XII na sequência da Primeira Cruzada. Alvo de processos em vários países após 1307, a Ordem do Templo viria a ser condenada e extinta pela bula Vox in Excelso, datada de 22 de Março de 1312.
     Foi precisamente no dia 22 de Março de 2012 que se lembraram estes acontecimentos num colóquio realizado no Convento de Cristo, em Tomar, local emblemático da Ordem do Templo, onde se pressente ainda, na igreja e no castelo que os membros desta Ordem levantaram, a presença dos “pobres cavaleiros de Cristo”. Neste colóquio “700 Anos da Extinção da Ordem do Templo”, o vasto e interessado público presente teve o privilégio de ouvir um importante conjunto de conferências.
     O livro que agora se dá a estampa tem por base as excelentes comunicações então apresentadas pelos historiadores Kristjan Toomaspoeg, Mário Farelo e Nuno Villamariz Oliveira. Aos seus textos junta-se um notável trabalho inédito de Josep Sans i Travé, um dos grandes especialistas da Ordem do Templo. O prólogo, que sucintamente mas com maestria apresenta estes textos, é da autoria do Professor Carlos de Ayala Martinez. Todos estes autores são merecedores da minha maior gratidão.
     Aparece este livro com a chancela do Studium Cistercium et Militarium Ordinum, novo projecto dedicado à investigação e divulgação das ordens militares de raiz e matriz cisterciense e das relações destas com a Ordem de Cister. Trata-se de um projecto independente, internacional e interdisciplinar que agora dá os primeiros passos. Nascido na sequência do I Colóquio Internacional “Cister, os Templários e a Ordem de Cristo”, organizado em 2011, no Convento de Cristo, pela Associação Portuguesa de Cister e pelo Instituto Politécnico de Tomar, e da publicação das respectivas Actas, o Studium Cistercium et Militarium Ordinum dará sequência, entre outras actividades, à realização dos colóquios anteriormente referidos e à publicação de livros sobre a temática das ordens militares.
     Finalmente, não posso deixar de agradecer as ideias e a colaboração de Giulia Rossi Vairo e Ana Carvalho Dias e o apoio institucional do Instituto Politécnico de Tomar e da Associação Portuguesa de Cister na organização do colóquio que esteve na origem desta obra, assim como o apoio a esta edição por parte da Chancelaria das Ordens Honoríficas.
     Num tempo em que tantas fantasias se escrevem e publicam sobre os cavaleiros templários, é justo e importante que se dêem à estampa obras históricas alicerçadas numa investigação séria e no estudo das fontes primárias. Foi este o objectivo desta edição que aparece tão mais oportunamente quanto assinala uma data fundamental na História da Ordem do Templo, a da sua extinção.

Tomar, Outubro de 2012
JOSÉ ALBUQUERQUE CARREIRAS

<< Voltar